Falência Aplub | Postado no dia: 14 fevereiro, 2024

Falência APLUB – Qual é o papel do Administrador Judicial?

O administrador judicial, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, é o que antigamente se denominava “o Síndico da Falência”. Essa nomenclatura mudou, desde a entrada em vigor da Lei nº 11.101/2005.

Ele funciona como um “auxiliar do juízo” no processo. É escolhido pelo juiz, e de sua total confiança.

Obviamente que ele é remunerado pelo seu trabalho (no caso da Aplub, receberá um percentual de 5% do valor dos créditos).

É uma função com inúmeras responsabilidades. Seus principais deveres são: arrecadar e gerir o patrimônio da massa falida, organizar a lista de credores, providenciar a venda do patrimônio, pagar os credores, assumir a representação judicial da massa falida em outros processos e prestar contas de tudo.

Funciona como se fosse um verdadeiro “braço do juízo”, já que o juiz não tem conhecimentos técnicos e estrutura material para assumir todas essas responsabilidades.
O administrador também deve prestar aos credores todas as informações sobre os seus créditos, afinal, os documentos, bancos de dados e informações que a Aplub possuía enquanto empresa ativa, agora estão em poder do administrador judicial.

Se você é credor, fique atento, pois o administrador judicial não defende os interesses de nenhum credor considerado individualmente. Apenas de forma coletiva, na medida em que, por exemplo, ele tentará obter o máximo resultado com a venda dos ativos.

Para a defesa dos seus interesses específicos, procure um profissional da sua confiança.

Clique para saber mais